Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

O que é Arquitetura? (Arte?)

Por Steven Holl

Transamerica pyramid, San Francisco

ABSTRATO
Enquanto artistas trabalham do real para o Abstrato, arquitetos devem trabalhar do abstrato para o real. Enquanto a arte pode legitimar-se como um objeto ou um evento, a arquitetura se dissolve em uma mancha de edifícios. Arquitetura, sob todas as suas limitações de engenharia em segurança, função, responsabilidade clima e economia, às vezes transcende para nos inspirar com ideias no espaço e luz — qualidades alcançadas no abstrato.

USO
Alguns artistas qualificam a diferença entre arte e arquitetura como "uso" versus "falta de uso." Essa caracterização mutila "uso". O que é o "uso" da música se não agitar o espírito? Igualmente a "função" da arquitetura é inspirar com uma construção de energia luminosa e espacial. Seu maior "uso" é nos mover profundamente.

ESPAÇO
Encontrados pela movimentação do corpo através do espaço; os volumes da arquitetura, conectados a um caminho de perspectivas sobrepostas, cercam-nos como música. O espaço e "ouvido" com um passo a frente, uma torção do corpo, uma inclinação da cabeça. O inundar da luz dissolvendo-se na perspectiva impulsiona o corpo para frente, a partir do primeiro plano, para o próximo e assim por diante, como uma vista distante se torna o novo plano. Interior e exterior convergem. Incluindo-nos de uma localização para a próxima, a arquitetura é a arte do espaço.

IDEIA
Um trabalho de arquitetura possui uma ideia - uma ligação orgânica entre conceito e forma. Essa ideia é uma linha imaginária conectando partes diferentes com a mesma intenção. Peças não podem ser subtraídas ou adicionadas sem perturbar propriedades fundamentais. O fenômeno do espaço, luz, volume/particularidades, da forma que é interpretado pelos outros, transmitem a arte, sendo ou não essa ideia totalmente compreendida.

Extraído e traduzido de texto original publicado em The Brooklin Rail.



ABOUT THE AUTHOR

STEVEN HOLL is the principal architect for Steven Holl Architects. Considered one of America’s most important architects, he is recognized for his ability to blend space and light with great contextual sensitivity and to utilize the unique qualities of each project to create a concept-driven design. He specializes in seamlessly integrating new projects into contexts with particular cultural and historic importance. Steven Holl has been recognized with architecture’s most prestigious awards and prizes including the 2012 AIA Gold Medal and is a tenured Professor at Columbia University’s Graduate School of Architecture and Planning.

E pra você? O que é arquitetura? Deixe nos comentários!

< >

Nenhum comentário:

Postar um comentário