Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Organização

Manter a casa arrumada, com tudo no lugar, ajuda você a ganhar tempo, manter a cabeça fresca e facilita colocar a vida em dia.

Difícil manter a casa organizada, não se você cria um hábito. Muitas vezes não é má vontade de arrumar as coisas, as vezes é falta de tempo, ou até mesmo falta de um lugar certo para as coisas estarem, logo, se aquilo não tem um lugar, com certeza vai ocupar um lugar que não é dele.

O grande xis da questão é organizar as coisas em locais determinados, e depois manter essas coisas neste lugar. Não que você vai manter as coisas só de enfeite em casa, mas é importante tirar as coisas do lugar, utilizá-las e depois voltar para o lugar (nada que uma mãe não passe 24h tentando ensinar os filhos).

Usar a criatividade, se apropriando com “ajudantes” na organização pode servir de auxílio na hora de manter as coisas organizadas. Por exemplo, caixas organizadoras para os documentos, uma bandeja de entrada perto da porta de saída para cartas e coisas que precisam ser processadas do lado de fora da casa (como cartas de pagamento), ou um cabideiro para os agasalhos e guarda-chuva. É interessante ter um local para “deixar as coisas bagunçadas”, um ajudante desse tipo que todo mundo conhece é o cesto de roupas sujas, mas você também pode ter um local para os filhos deixarem a mochila, ou um local específico para sempre colocar os sapatos. Um baú na entrada de casa para colocar toda tranqueira quando se chega, ajuda na arrumação depois. Porque sair “espalhando a bagunça na casa” pra depois ir “catando” as coisas pra arrumar, faz você perder mais tempo ainda pra espalhar, e pra depois arrumar.

Ao invés de colocar as ferramentas dentro de uma caixa, e perder tempo procurando-as, você pode facilmente pendurá-las numa tábua suspensa na parede, pregando alguns pregos em posições estratégicas que segurem as ferramentas verticalmente.

Coisas que não são usualmente usadas podem ser guardadas em armários e caixas, trazendo mais espaço para o ambiente. Não adianta você deixar uma panela que não usa todos os dias no meio das outras que você usa sempre, porque você acaba sempre tendo que tirar ela do lugar toda vez que vai pegar as outras. Trocando ela de lugar, a colocando em um local que ela possa ficar quieta, e ser pega só quando realmente for ser utilizada, te trás mais comodidade na hora de usar as outras. Outra dica é não ficar guardando muitos potes. Você nunca usa todos, descarte alguns, e mantenha só aqueles que realmente são precisos na cozinha.

Se você é do tipo que não gosta de dobrar roupas, uma boa saída é pendurar tudo em cabides, é mais prático do que dobrar, e fica mais fácil na hora de escolher o que vestir. Divisórias de plástico dentro de gavetas e armários ajuda a guardar miudezas, e em vez de deixar malas grandes ocupando um grande espaço, aproveite-as para guardar peças de cama mesa e banho.

Se você fosse se mudar, levaria tudo o que tem em casa?
Alguns objetos decorativos, roupas antigas e livros e cadernos velhos, acabam servindo só para acumular poeira e ocupar espaço. Doe roupas que você não usa mais, e se desfaça de coisas que você não usa ou não precisa mais.

Com cada coisa tendo seu devido lugar, organize tudo, e depois é só manter. Uma casa organizada é sinônimo de facilidade de limpeza, e ganho de tempo. Uma coisa a menos para se preocupar.

Jederson Lobo
(com alguns trechos retirados de uma reportagem do Jornal de Brasília)
< >

Um comentário:

  1. Muito útil. Realmente quanto mais arrumado estiver o ambiente parece que mais sobrio será o pensamento e até os momentos de relaxamento.


    Good

    ResponderExcluir