Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Denis Darzacq: Fotografias em Queda-Livre

Por prill do blog Obvious.



Em março de 2006, uma série de protestos colocou a França sob as atenções de todo o mundo: jovens, em sua maioria, estudantes, foram as ruas com bombas caseiras, pedras e palavras de ordem para mostrarem sua insatisfação diante de leis parlamentares sobre o primeiro emprego. Na verdade, a aprovação da cláusula que permitia aos empregadores demitirem seus contratados sem necessidade de justificativa ou indenização, fora o estopim de uma revolta lentamente cozida por anos.

Entre os anos de 2005 e 2006, o fotografo francês Denis Darzacq dedicou-se a capturar imagens de jovens cujos corpos desenhavam uma queda livre enquanto os rostos estampavam expressões ordeiras e conformadas. Era essa a percepção do artista sobre o que observava: toda uma geração subaproveitada pelo sistema de ensino e mercado de trabalho, ignorados por uma sociedade onde as diferenças sociais só fazem acentuar ano a ano com uma economia estagnada e preconceitos culturais que ganham contornos cada vez mais nítidos.



Para Darzacq, na França alguém poderia cair do céu e ninguém na rua se importaria. O que se viu aqueles dias nas ruas de Tours, Orleans, Marselha ou Rennes, toda a violência e prisões que se transmitiu são uma mostra de que o espírito dos jovens franceses permanece indomável e incapaz de aceitar com docilidade que todos ao redor estejam indiferentes aos problemas que corroem o país; principalmente as minorias e as áreas mais pobres (onde se originaram os protestos).



As imagens da série, denominada La Chute renderam ao fotógrafo o primeiro prêmio da World Press Photo 2007 e estarão expostas até o dia 22 de novembro no Pavilhão Carré de Baudoin junto com mais 5 outros temas explorados pelo artista.

Não deixe de ver ao final do artigo o vídeo que mostra os bastidores da produção das incríveis fotografias de corpos em queda.









< >

Um comentário:

  1. Tem tantos posts novos, e eu tenho tão pouco tempo livre -.-'
    adorei o marcador "pessoal".
    Adorei o 101 coisas pra se fazer em casa, até porque eu tenho muita coisa pra fazer e não quero fazer nada, sendo assim acompanharei algumas sugestões.
    besos.

    ResponderExcluir