Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Eggo house


Por Dianna Gerra, do Obvious.

Desafio: arquitectar um anexo de uma casa recentemente construída, lidar com a fachada da moradia contígua que fecha algumas possibilidades, aproveitar as bases do edifício anterior e evitar que a construção destoe do ambiente circundante. E ser original, claro. Olhando para o trabalho final de Boris Redčenkov, Prokop Tomášek e Jaroslav Wertig parece bastante simples, no entanto, torna-se mais complicado na prática.

A Eggo House nasceu de uma proposta feita aos arquitectos da parceria A69 para a restauração de uma casa numa zona residencial de Praga. Interpretando o pedido com bastante originalidade, os três arquitectos criaram uma residência que sobressai no bairro. Com um tecto plano, a estrutura está desenhada em forma circular, encontrando-se o jardim no espaço central interior, parecendo de cima um buraco gigante no meio de uma casa, mas invisível aos transeuntes que passem a pé.




A construção conjuga o moderno e o antigo: enquanto que a decoração e a arquitectura são bastante actuais, foram mantidas as árvores que já estavam no local do jardim, dando um aspecto mais consistente ao todo. Quanto à organização da casa, os espaços mais íntimos encontram-se na fachada Leste e os espaços sociais no átrio do jardim, ligados à cozinha. A sala-de-estar e a sala-de-jantar relacionam-se com o jardim através de grandes janelas de vidro.
O Atelier 69 formou-se em 1994 quando três arquitectos nascidos no mesmo ano (1969) se juntaram para trabalhar. Trata-se hoje de uma empresa com estúdios em diversos pontos da República Checa com diversos membros e projectos a decorrer ao mesmo tempo. Em 2008 ganharam o Grande Prémio da National Architecture Awards (República Checa).,
< >

Nenhum comentário:

Postar um comentário