Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Arquitetura como Arte



Mas sabe o que me deixa triste?

A deficiência da cultura artística em encarar e englobar a Arquitetura como uma arte tão importante quanto qualquer outra. A estética empregada, o cuidado com o partido, o estilo, o ritmo é tão intenso quanto em qualquer outra forma de expressão artística.
Parafraseando Zevi:
"a sociedade não percebeu ainda que ela pode deixar de ver um filme, ou não comprar um ingresso de uma peça, ou simplesmente não ir a uma exposição de quadros. Mas não é tão simples tirar um edifício do cotidiano de uma cidade. Ele se torna um marco visual. Um referencial. E não seria agradável ter que 'fechar os olhos' todos os dias para não vê-lo caso estivesse em seu percurso."

O edifício construído é sim uma forma de arte, talvez muito mais complexa do que se pode imaginar. A infinidade da junção de elementos torna o edifício uma obra única, como uma pintura ou uma sinfonia.
Encare a arquitetura como a materialização habitável da escultura, ou a concretização da história de um pensamento.

Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto desde a germinação do projeto até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites – máximo e mínimo – determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, – cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.
COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940).

A arquitetura possui muito mais informação do que é exibido normalmente em revistas que chegam ao público comum. Vale a pena conhecer, e descobrir o que de fato é Arquitetura."
< >

Nenhum comentário:

Postar um comentário